Sobre Ouvir e Falar

“Não é bastante ter ouvidos para se ouvir o que é dito. É preciso também que haja silêncio dentro da alma”. Foi Rubem Alves certa vez quem, ao se utilizar de uma paráfrase, explicou com outras palavras uma mesma idéia dita por Alberto Caeiro no que diz respeito ao verbo ouvir: “A gente não aguenta ouvir o que o outro diz sem logo dar um palpite melhor, sem misturar o que ele diz com alquilo que a gente tem a dizer. Como se aquilo que ele diz não fosse digno de descansada consideração e precisasse ser complementado por aquilo que a gente tem a dizer, que é muito melhor”.
Gostaria de acrescentar às ideias acima, para que o raciocínio não se perca, a seguinte historinha – que ouvi da tradição oral – e que agora aqui vai, do mesmo modo, na forma de uma paráfrase: “Certa vez Deus que, como Grande Arquiteto do Universo que é, ao tentar estabelecer uma conformidade com o real, criou um espelho e ali depositou toda a Verdade. Tudo o que era verdadeiro e certo, franco e sincero, exato e fiel. Depois da obra criada, Ele deixou que ela caísse na Terra. Com o impacto, o espelho que continha toda a Verdade do mundo se fez em inúmeros pedaços. Os homens, ao perceberem o ocorrido, correram até os cacos e cada qual tomou para si uma parte do espelho. Desde então, a criatura humana tem afirmado que naquele pedaço que carrega contêm toda a verdade a respeito de qualquer assunto.
Manter a alma em silêncio quando a verdade como fato pode ser eventual e incerta, na medida em que em muitos casos só pode ser conhecida pela experiência, é algo quase humanamente impraticável. A meu ver, caro leitor, é preciso que se aceite esta ocorrência, a de que acontece mesmo um diálogo dentro de nós enquanto conversamos com outra pessoa.
O difícil mesmo é deitar uma descansada consideração ao que o outro diz. Porque na maioria dos casos, o nosso narcisismo nos impele a contemplar – dar mais importância – a voz que reverbera em nossa mente através daquele pequeno caco, no qual acreditamos conter toda a verdade do mundo.

Luciano Borges
Escritor e Professor
lb.letras@gmail.com

Nenhum comentário: