Empreendendo um Sonho

O Empreendedor, segundo o Aurélio, é sempre uma pessoa ativa, arrojada. Outras definições dizem respeito a todo aquele que demonstra possuir atitude empreendedora. Mas o que é isso? Tem a ver com o profissional que compreende a relação entre riqueza, valores e ética. Alguém que entenda que sua ligação com o mundo precisa acontecer de forma sustentável, ao agir invariavelmente com responsabilidade social.
Se alguns o invejam outros tantos o admiram. O Empreendedor é aquela dita pessoa da carta escondida na manga, do plano de ação permeado de criatividade; da inovação inteligente; do risco nem sempre suave, mas calculado. É sem dúvida um sujeito politizado, bem relacionado, preocupado em passar uma imagem que seja idêntica a que ele próprio tem de si mesmo. E que entre metas e resultados, sonhos e paixões, como visão de futuro, sobretudo, sabe que nada sabe. Por isso a constância, o vigor em atualizar-se.
Eu tive um sonho uma vez. Um que não demandava construir máquinas, erguer prédios, ou mesmo adquirir o que quer que fosse mediante uma boa soma de dinheiro: há alguns anos eu tinha muita dificuldade de falar em público. Eu queria conseguir falar com naturalidade, sem tropeços, sem travar. Foi então que procurei livros sobre o assunto. Estudei-os com cuidado, e, quando me senti confiante, decidi testar os conhecimentos que havia adquirido. Na verdade sabia que precisava praticar. Afinal, a prática leva à perfeição... Não demorou muito e consegui um contato com a Secretaria de Educação de Barretos, e me coloquei à disposição como voluntário. O meu objetivo era me apresentar para alunos das escolas públicas e assim praticar a oratória. No entanto, tiveram outra ideia. Convidaram-me a ministrar palestras sobre as estratégias de como falar em público a professores da rede municipal. E assim foi. Depois disso me graduei em Letras e nunca mais parei com minhas apresentações.
Hoje os títulos de minhas palestras não incluem apenas a Oratória. Ampliei consideravelmente o leque na área de comunicação oral e escrita, (Redação Empresarial – Como Montar Apresentações Profissionais – Como Administrar o Tempo na Comunicação, entre outras) na medida em que aprofundei os meus estudos. Moral da história: caso você, caro leitor, identifique uma competência ainda por desenvolver. Empreenda! Inove. Transforme-se. Não tenha medo e siga em frente. Ninguém nasce pronto, concluído ao ponto de não precisar aprender mais nada. Lembre-se: os homens são os únicos sobre a face da terra que têm consciência de que podem melhorar a si mesmos, ajudar os outros e o lugar onde vivem.

Luciano Borges / Professor e Escritor / lb.letras@gmail.com
www.luciano-borges.blogspot.comSiga-me no Twitter: lucianoLETRAS

Nenhum comentário: